Polícia Federal realiza operação em serrarias clandestinas na região da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) duas operações de combate a extração ilegal de madeira na região da Terra… [ ]

24 de agosto de 2021

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) duas operações de combate a extração ilegal de madeira na região da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão.

Uma ação foi realizada em Buriticupu e outra em Amarante, com o objetivo de fechar serrarias clandestinas que funcionam nas regiões sem licença dos órgãos ambientais.

Segundo a PF, a atividade ilícita estimula a invasão no território indígena e intensifica o desmatamento e a prática de outros crimes ambientais correlatos, expondo a risco a sobrevivência das comunidades indígenas, principalmente dos grupos isolados, os Awá-Guajás.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada, transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida e funcionamento de estabelecimentos potencialmente poluidores sem autorização. Se condenados, as penas dos investigados podem chegar a nove anos e seis meses de prisão.

Participaram da Operação Ybyrá aproximadamente 20 policiais federais, com o apoio do IBAMA, Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), FUNAI e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Informações G1 MA.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!