A Secretaria Municipal de Saúde de Turilândia vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido hoje no Hospital Municipal Pedro… [ … ]
15 de outubro de 2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Turilândia vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido hoje no Hospital Municipal Pedro Lucas Fonseca, em relação à gestante L.P.R, 31 anos. Trata-se de parturiente em sua décima gestação, com pré-natal realizado e acompanhado pela equipe de saúde da família Santo Antônio 2, aonde realizou exames laboratoriais e ultrassonografia a qual mostrava a posição fetal como cefálica.
Foi admitida no hospital municipal com sete centímetros de dilatação e período expulsivo e bolsa rota. Ao ser admitida na unidade hospitalar, foi encaminhada por nossa equipe de plantonistas (Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem) para a sala de parto com as medicações e procedimentos necessários à situação pré-parto.
Ocorre que durante o período expulsivo, a criança não estava na posição fetal cefálica e sim, pélvica. O parto pélvico acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, por se encontrar sentado dentro da barriga durante o parto. Isso faz com que os pés ou as nádegas do bebê saiam primeiro do que a cabeça.
Apesar de todos os esforços feitos para salvar a mãe e o bebê, inclusive com massagem cardíaca, infelizmente tivemos o óbito fetal pois trata-se de um parto complicado e que pelo momento repentino como se deu o processo, se tornou inviável salvar o bebê.
Reafirmamos também que a mãe e filho não sofreram maus-tratos pela equipe de plantão e que algumas imagens circulantes em grupos e redes sociais não refletem o cuidado ofertado pela equipe de plantão.
Reforçamos o nosso compromisso em atender com máxima qualidade possível a população de Turilândia, e para isso não estamos medindo esforços, inclusive com a contratação e médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia hospitalar 24 horas todos os dias da semana com custeio próprio municipal.
Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos e ou dúvidas, inclusive com o compromisso de estarmos dando o suporte necessário à família como maneira de amenizar a perda.
0 Comentários