Em Brasília (DF), durante os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025, nas piscinas o Maranhão conquistou lugar de destaque, encerrando… [ … ]
17 de setembro de 2025
Em Brasília (DF), durante os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025, nas piscinas o Maranhão conquistou lugar de destaque, encerrando a competição no Top 3 do quadro de medalhas, com seis ouros. Já nas águas abertas, a hegemonia foi total: Paulo Marcelo Costa de Jesus brilhou ao vencer a maratona aquática com o tempo de 1h00min48, e Milena Ferreira Bordalo conquistou o ouro feminino com 1h08min07, ambos nos 5 km individuais disputados no Lago Paranoá, às margens do Iate Clube de Brasília. Juntos, eles também garantiram o primeiro lugar no revezamento misto, colocando o Maranhão no topo da modalidade.
A delegação maranhense participa da competição com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O secretário de Esporte e Lazer, Celsinho, destacou a importância das conquistas.
“Paulo e Milena fizeram história para o Maranhão, dominando as águas abertas nos Jogos da Juventude. Esses resultados são fruto de muito trabalho e dedicação. Assim como na natação, onde também fomos destaque, o Governo do Maranhão, por meio da Sedel, vai continuar investindo nessa geração de jovens promissores que já representam o futuro do nosso esporte”, ressaltou.
Paulo Marcelo
Destaque absoluto da edição, aos 15 anos, Paulo Marcelo consagrou-se como o atleta maranhense com mais ouros em provas individuais. Na natação levou os títulos nos 400m livre, 800m livre e 1.500m livre. Nas águas abertas somou mais dois ouros, individual e revezamento, fechando sua segunda participação nos Jogos como um dos principais nomes da competição.
“Estou muito feliz por conquistar cinco medalhas de ouro, três na natação e duas nas águas abertas. Cada prova teve sua dificuldade, mas consegui manter o foco e dar o meu melhor. Representar o Maranhão e ver nosso trabalho sendo recompensado é uma emoção que vou levar para sempre”, celebrou Paulo Marcelo.
O jovem, que vem de uma comunidade em situação de vulnerabilidade em São Luís, começou a nadar aos sete anos nos projetos sociais Nado Olímpico – Braçadas para o Futuro e Maratonas do Maranhão para o Mundo, ambos apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Seu treinador, Alexandre Nina, também celebra o momento. “Paulo é disciplinado, educado e observa muito nossas orientações. Além disso, tem uma genética privilegiada para a natação. Nosso objetivo é fazê-lo evoluir a cada temporada para alcançar o sonho de disputar a Olimpíada de 2028”.
Milena Bordalo
Outro orgulho maranhense, Milena Bordalo venceu as duas provas de águas abertas em que competiu, consolidando o domínio do estado na modalidade. Sua precisão no ritmo das braçadas, aliada ao forte senso de navegação, a transformam em uma das maiores promessas do Brasil na prova.
“Foi uma experiência incrível conquistar o ouro no individual, um sonho que venho buscando com muito treino. E dividir o revezamento com o Paulo tornou o resultado ainda mais especial, porque somos parceiros dentro e fora d’água. Essa vitória mostra que o Maranhão tem muito talento nas águas abertas”, afirmou Milena Bordalo.
0 Comentários