Reajuste

Tarifa de energia terá aumento médio de 17,9% no Maranhão a partir de quinta-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (26), o reajuste das tarifas da Equatorial Maranhão. Os novos… [ ]

27 de agosto de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (26), o reajuste das tarifas da Equatorial Maranhão. Os novos valores entram em vigor na próxima quinta-feira, dia 28 de agosto, e impactam diretamente cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.

O aumento é resultado da Revisão Tarifária Periódica (RTP), que ocorre a cada cinco anos e leva em conta diversos fatores operacionais e de investimento da concessionária. Para os consumidores residenciais da classe B1, a alta será de 17,46%.

Confira os percentuais definidos pela ANEEL:

Baixa tensão (média): 17,77%

Alta tensão (média): 18,67%

Efeito médio para o consumidor: 17,90%

De acordo com a agência reguladora, o reajuste foi impulsionado por custos com a distribuição, transporte e compra de energia, além da remuneração de investimentos da empresa e do pagamento de encargos setoriais destinados a financiar políticas públicas do setor elétrico.

O processo foi discutido em Consulta Pública (CP 023/2025), realizada entre 28 de maio e 11 de julho, e contou com uma audiência pública no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís, no dia 12 de junho.

Diferente do reajuste anual, que apenas corrige as tarifas com base em índices econômicos, a Revisão Tarifária Periódica reavalia toda a estrutura de custos e investimentos da distribuidora, servindo como base para a atualização dos valores cobrados ao consumidor.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!