Representantes do Ministério Público do Maranhão e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado decidiram se unir para evitar… [ … ]
10 de janeiro de 2023
Representantes do Ministério Público do Maranhão e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado decidiram se unir para evitar ou conter qualquer tipo de ato de vandalismo no Maranhão. O anúncio da atuação conjunta foi feito durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9), no Palácio dos Leões, em São Luís.
Na ocasião, o governador Carlos Brandão; o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Glaubert Cutrim, apontaram medidas que serão tomadas para evitar qualquer tipo de ação violenta e extremista no estado, como as que foram registradas nesse domingo (8), em Brasília.
Segundo o governador Carlos Brandão, o objetivo das medidas é evitar vandalismo em prédios públicos no Maranhão em um “efeito cascata”. “Ontem houve uma preocupação em relação ao efeito cascata. Em Brasília não houve um policiamento ostensivo e aconteceu essa destruição do patrimônio público por vândalos, tanto no Congresso, quanto no Supremo, como no Palácio do Planalto. Aqui nós estamos reforçando o policiamento na porta dos órgãos públicos dos poderes, uma medida preventiva”, informou Carlos Brandão.
NOTA
Por meio de nota, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e a corregedora-geral, Themis Pacheco, repudiaram os atos que atentam contra a democracia brasileira.
“O Ministério Público do Maranhão, neste momento em que a democracia brasileira sofreu o seu mais vil, abjeto e nefasto atentado após a redemocratização, vem externar a sociedade maranhense e ao Brasil sua convicção inabalável nas instituições do país e nos valores democráticos arduamente conquistados ao mesmo tempo que informa sua vigilância e defesa da preservação da democracia brasileira, conforme determinação constitucional, bem como pela identificação e punição exemplar dos responsáveis pelos criminosos atos perpetrados no Distrito Federal”.
Ainda no domingo, os procuradores-gerais de justiça dos estados e do Distrito Federal se manifestaram sobre os atos criminosos que resultaram na depredação de vários prédios públicos, em Brasília.
Para auxiliar na identificação dos envolvidos, o Ministério Público do Maranhão disponibilizou os canais da Ouvidoria do MPMA para que sejam enviadas denúncias de maranhenses que participaram dos atos antidemocráticos.
Redação: CCOM-MPMA com informações Secom Governo do Maranhão
0 Comentários