Cujupe

Ferryboat Cidade de Araioses volta apresentar falhas e interrompe viagens

O ferryboat Cidade de Araioses voltou a apresentar falhas nesta quarta-feira (15), interrompendo as viagens programadas. Esta é a terceira… [ ]

16 de outubro de 2025

O ferryboat Cidade de Araioses voltou a apresentar falhas nesta quarta-feira (15), interrompendo as viagens programadas. Esta é a terceira vez em apenas cinco dias que a embarcação precisa de manutenção. A primeira falha aconteceu no dia 3 de outubro, quando o ferry bateu em pedras na Ilha do Cajual durante a travessia entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara.

No terminal de Ponta da Espera, a fila de espera diminuiu um pouco à noite, mas ficou maior durante a tarde. Muitos passageiros desistiram e voltaram para casa. O local está lotado de pessoas que realmente precisam viajar, como caminhoneiros com carga para a Baixada Maranhense e passageiros em veículos de passeio. Além disso, nove ambulâncias aguardam para embarcar.

Enquanto o Cidade de Araioses está em manutenção, o ferry São Gabriel está fazendo as travessias. No entanto, ele não tem conseguido atender à grande demanda. Algumas viagens previstas para esta quinta-feira (15) foram canceladas, deixando muitos passageiros esperando por uma oportunidade de embarcar.

De acordo com os passageiros, uma nova viagem estava prevista para começar por volta das 18h30, mas a confirmação não foi dada pela administração local. Muitos caminhoneiros que aguardavam o embarque reclamaram da falta de garantias para a viagem.

Esse não é o primeiro problema enfrentado pelo Cidade de Araioses. Em menos de duas semanas, a embarcação já apresentou falhas três vezes, causando transtornos e incertezas para quem depende da travessia.

Em nota, a Secretaria de Governo (Segov) informou que o ferryboat Cidade de Araioses precisou de manutenção corretiva no dia 10, após identificar uma falha, o que resultou na suspensão das viagens das 10h e 15h. A embarcação voltou a operar às 15h30 do mesmo dia.

Entretanto, na tarde de ontem (14), uma nova falha foi detectada na reversora, componente mecânico essencial para o funcionamento do ferry. Uma manutenção detalhada no sistema de propulsão foi iniciada para garantir a segurança dos passageiros. A operação será retomada assim que o problema for resolvido.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Governo (Segov) informa que, no último dia 10, o ferryboat Araioses precisou entrar em manutenção corretiva após a identificação de uma inconsistência, o que levou à suspensão das viagens das 10h e das 15h. Às 15h30 do mesmo dia, a embarcação voltou às atividades.

No entanto, na tarde de ontem (14), foi detectada a necessidade de manutenção na reversora (peça mecânica). Para garantir a total segurança dos passageiros, iniciou-se uma manutenção detalhada no sistema de propulsão do ferry e, tão logo seja resolvido, retornará à operação.

A Segov reafirma seu compromisso com a segurança de todos os passageiros e com a obediência rigorosa às regras de navegação.

Via Neto Ferreira

0 Comentários

Deixe o seu comentário!