Faltando pouco mais de um ano e meio para as eleições municipais, possíveis candidatos começam a se movimentar nos bastidores da politica Helenense

Faltando um ano e oito meses para as eleições de 2024, os agentes da política de Santa Helena já começam… [ ]

5 de janeiro de 2023

Faltando um ano e oito meses para as eleições de 2024, os agentes da política de Santa Helena já começam a se movimentar nos bastidores, para a disputa pela prefeitura do município.

Neste momento, alguns nomes se colocam na vitrine para testar a popularidade e o poder de articulação. Mas isso não quer dizer que todos vão realmente concorrer ao pleito de 2024.

No grupo 14 do atual prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, dois nomes são ventilados para concorrer à prefeitura de Santa Helena, o do atual vice-prefeito, Joãozinho Pavão que é filho da ex-prefeita Helena Pavão e ao que parece já iniciou suas articulações políticas. Um outro nome que também tem se falado nos bastidores é o do vereador Jorge Malhadeira, que segundo fontes, é o preferido do prefeito Zezildo e das lideranças ligadas ao atual gestor.

O grupo 23 que está quase oito anos fora da prefeitura, ainda não definiu quem será o candidato. Cinco nomes são cotados entre as lideranças do grupo, o do ex-prefeito Dr. Lobato, que concorreu nas eleições municipais de 2020 e perdeu para o atual prefeito Zezildo Almeida, o do vereador de primeiro mandato Braz Amaral, que se tornou uma voz frequente na oposição ao atual governo e tem boa aceitação por parte de grande parcela da população helenense.

O terceiro nome é o do vereador Mourinho Lobato, irmão do ex-prefeito Lobato. Mourinho Lobato, está no cargo de vereador pelo terceiro mandato consecutivo, um outro nome que também é cotado para disputar a eleição pelo grupo 23 é do engenheiro Josinaldo Moraes, ele é filho do ex-vereador Josimar Moraes, por fim um outro que passou a ser ventilado nos últimos dias, é do ex-secretário de educação do município de Santa Helena, Emilio Weba, ele é irmão do ex-prefeito Touro Weba e do deputado Hemeterio Weba.

Quem também deve disputar a eleição pela segunda vez, é o empresário Jurandir Mendonça, Jurandir, disputou as eleições de 2020, ficando em terceiro lugar com pouco mais de 3.000 mil votos.

Um fato que chamou a atenção nos últimos dias, são as conversas entre os vereadores Braz Amaral e Mourinho Lobato com Jurandir Mendonça, fontes ouvidas pelo blog do JJ, afirmam que os diálogos estão sendo muitos produtivos, inclusive com a possiblidade de formação de uma chapa após a realização de pesquisa, quem pontuar melhor seria o candidatado.

 

 

Com o termino das eleições para presidente, governador e deputado, as atenções se voltam para o cenário local e muita coisa poderá acontecer até o registro das candidaturas. A composição de vice nas chapas, também será fruto de grande negociação, pois alguns nomes que aparecem como opção para disputar o cargo de prefeito, poderão reavaliar o cenário e formar uma aliança, aceitando a vaga de vice-prefeito na disputada de 2024.

As especulações são muitas e nos próximos meses, as conversas deverão ser frequentes e intensas entre os articuladores e postulantes ao cargo de prefeito. Mais ao que se percebe nos bastidores, é que todas as conversas, convergem para que apenas três chapas concorram as eleições de 2024. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!