São Bernardo do Maranhão

Estudante do interior do Maranhão conquista medalha de ouro na Olimpíada de Eficiência Energética em Brasília

O jovem Carlos Eduardo, morador do povoado Bicuíba, em São Bernardo do Maranhão, acaba de conquistar um resultado histórico para… [ ]

9 de novembro de 2025

O jovem Carlos Eduardo, morador do povoado Bicuíba, em São Bernardo do Maranhão, acaba de conquistar um resultado histórico para o município e para o estado. O aluno da Escola Municipal Rubenito Couto, do povoado Coqueiro, garantiu a medalha de ouro na grande final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada nesta quinta-feira (6) no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Carlos Eduardo foi o único estudante maranhense na etapa decisiva da competição. Antes de chegar à final, ele já havia sido campeão estadual, o que lhe garantiu vaga entre os 27 finalistas do país.

“Eu, no meu ponto de vista, eu nunca imaginei que ia sair do Maranhão para vir ganhar uma medalha de ouro aqui em Brasília. Estou me sentindo realizado no momento. E está sendo uma experiência incrível, maravilhosa”, expressou Carlos.

A ONEE é organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, com coordenação do Instituto Abradee. Nesta edição, participaram 48 concessionárias de energia elétrica de todos os estados brasileiros.

A competição mobilizou mais de 348 mil estudantes e 19 mil professores em todo o país, com provas e desafios voltados para consumo consciente, uso inteligente de energia e reflexão sobre impactos ambientais da geração e distribuição elétrica.

Além dos medalhistas em Brasília, estudantes em todo o país receberão 10 mil medalhas de ouro, prata e bronze por sua participação na olimpíada. Os medalhistas estarão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026.

“Quando ele foi escolhido o representante do Estado do Maranhão, a minha principal felicidade e principal objetivo foi que eu tenho que garantir essa chance que ele ganhou. Eu tive aquela sensação de que eu fiz a diferença na vida de alguém e deu certo”, disse Gerson Farias, professor coordenador do projeto.

Professor premiado

Além dos estudantes, foram premiados no palco em Brasília os professores que alcançaram os melhores desempenhos na preparação para a Olimpíada. E entre os três profissionais com melhores colocações, também teve um maranhense: o professor Jonas Ribeiro, de Centro do Guilherme, ficou em terceiro lugar

0 Comentários

Deixe o seu comentário!