As reclamações são inúmeras de condutores, pedestres e moradores da cidade, na época em que foi criado o departamento de… [ … ]
16 de julho de 2021
As reclamações são inúmeras de condutores, pedestres e moradores da cidade, na época em que foi criado o departamento de trânsito assim como o sistema de trânsito do centro da cidade, era visto como um dos mais organizados da baixada maranhense. No atual governo o abandono e as péssimas condições de trabalho que são oferecidas aos agentes de trânsito, transformou esse mesmo sistema que antes era modelo em uma verdadeira bagunça.
Nas ruas do centro, vias de mão e contramão se confundem, a simples pintura das faixas de pedestres, não são feitas a meses a ação do tempo já retirou toda a tinta e quem precisa atravessar a rua com segurança corre o risco de ser atropelado, os semáforos funcionam precariamente na cabeceira da ponte assim como no cruzamento das avenidas duque de Caxias e Manoel Paiva, parte desses equipamentos já passaram meses sem funcionar por falta de manutenção.

Os agentes de trânsito não dispõem de viatura nem mesmo de um local adequado para sede do órgão, sem condições de trabalho as equipes não tem como organizar e fiscalizar o trânsito nas ruas do centro da cidade.
Segundo uma fonte ouvida pelo blog, em 2017, quando assumiu o governo o primeiro ato do prefeito com relação aos agentes, foi cortar uma gratificação que era dada pela gestão anterior, ainda segundo essa mesma fonte, o atual gestor, resolveu beneficiar alguns aliados, lotados no departamento de trânsito oferecendo a estes, a dispensa do trabalho.
Em 2017 o prefeito Zezildo Almeida (PTB) renovou o convênio de Operacionalização do Trânsito com Detran, e mesmo assim nada foi feito até agora para melhorar o departamento, o município de Santa Helena, está entre as cidades maranhenses integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O convênio de operacionalização garante autonomia ao município para promover ações de educação para o trânsito e realizar fiscalizações nas ruas, com o objetivo de garantir maior segurança e melhor mobilidade urbana a condutores e pedestres.
0 Comentários