Sabores e Ritmos

Comitiva Maranhense vai apresentar sabores, ritmos e destinos do estado no Salão Nacional do Turismo, em Brasília

Às vésperas da abertura do Salão Nacional do Turismo, que ocorre entre os dias 15 e 17/12, na Arena BRB… [ ]

15 de dezembro de 2023

Às vésperas da abertura do Salão Nacional do Turismo, que ocorre entre os dias 15 e 17/12, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, a comitiva maranhense embarca levando na bagagem diferentes estratégias para conquistar o público que adora viajar e celebrar a diversidade brasileira. Na edição de retomada do evento, após 12 anos de intervalo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) vai marcar presença em três eixos principais: Turismo de Sol e Praia, Cultural e de Natureza. A intenção é proporcionar aos visitantes da Arena BRB Mané Garrincha, oriundos de várias regiões do país, vivências que despertem o interesse em conhecer a terra de encantos e muitos patrimônios chamada Maranhão.

Na Área de Experiências, o foco será divulgar os destinos turísticos, entre eles: A capital histórica, São Luís, considerada Patrimônio Mundial, com um vasto acervo arquitetônico do período colonial e belas praias; Os Lençóis Maranhenses, região única de dunas e lagoas que concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade; e o terceiro maior delta oceânico do mundo, cuja maior parte (70%) fica no Maranhão, formando o polo turístico Lençóis e Delta, além do relevo que emoldura piscinas naturais e cachoeiras da Chapada das Mesas, ao sul do estado – um local perfeito para a aventura.

Na Área de Gastronomia, a Setur-MA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MA) apostaram em uma oficina que vai ensinar um dos pratos regionais mais famosos dos maranhenses: o arroz de cuxá, com vinagreira, camarão e especiarias. A guarnição perfeita para acompanhar frutos do mar.

Sabores típicos, paisagens únicas e uma cultura riquíssima. Na Área de Manifestações Culturais, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-MA), vai ser possível ouvir, assistir, sentir a emoção e acompanhar os passos das apresentações do Bumba Meu Boi, consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

A programação ainda contará com o batuque do Tambor de Crioula, tradição maranhense de origem africana eleita Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O reggae, outro som marcante que ecoa pelo Maranhão, estará no Salão Nacional do Turismo, tendo como novidade o reconhecimento oficial de São Luís como a capital nacional desse ritmo.

O artesanato também marcará presença no Salão Nacional do Turismo. Peças feitas em fibra de buriti e renda de bilro serão algumas das protagonistas da arte maranhense. O talento, habilidade e técnicas dos artesãos terão espaço garantido na Área de Exposição e Comercialização do Artesanato, graças à soma de forças entre Setur-MA e Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), que ainda estará na área de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

A equipe da Setur-MA planeja muitos diálogos com visitantes para atraí-los ao Maranhão, que será apresentado como destino ideal em qualquer época do ano. A estimativa é de um público de cerca de 10 mil pessoas por dia.

Nas palavras do superintendente de Marketing, Promoção e Eventos da Setur-MA, Leopoldo Dickel, “o Salão Nacional do Turismo se configura como grande vitrine, num período promissor de retomada do crescimento do turismo nacional. E, tendo em vista que o evento foca no público consumidor final, nós, maranhenses, estaremos lá para fomentar viagens e negócios para o nosso estado”, afirmou.

Paralelamente, na Área das Macrorregiões, vão ocorrer pautas institucionais, reuniões com autoridades nacionais do setor, encontros e muito networking. A secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo, cumprirá a missão de representar o governador do Maranhão, Carlos Brandão, nessa agenda.

“É um prazer, mas também um compromisso, levar um pouco da cultura, história e beleza dos atrativos naturais maranhenses para Brasília, o coração do país. Tudo foi planejado para criar uma conexão com os nossos visitantes, fazendo com que eles se sintam atraídos a viver experiências, sem dúvidas, inesquecíveis na nossa terra. Estamos de braços abertos para o turismo”, garantiu Socorro Araújo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!